quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Ninguém em particular,


Neli era linda. De todas as mulheres que já vi na vida, ela era a mais linda. Tinha um olhar de flôr, uns olhos do tamanho da lua. Quando a vi pela primeira vez senti vontade de lhe comprar um anel e uma praia. Já Fernando, não posso dizer o mesmo. Às vezes os via de braços dados, mas Fernando nunca fez o que qualquer um de nós faria por ela. Neli era o reflexo do Sol na Terra.
Assim mesmo eles estiveram dez anos juntos e conforme o tempo passava mais adorável Neli ficava.
Todos nós casamos, o mais rico e até o mais feio, mas Fernando não queria casar. Para mim isso era uma afronta. Se Neli fosse minha, eu a emolduraria, lhe daria cinquenta filhas, suas réplicas perfeitas e a levaria para El Salvador.
Aos vinte e cinco ela me disse - e me disse exatamente assim: "Fernando é um doce e ele vai realmente conseguir tudo. Eu não. Não sou assim. Queria me casar. Falei com ele já. Me disse que precisávamos comprar a casa primeiro. Compramos. Agora o carro. Compramos. Depois teremos que ir à Europa. Não quero não, quero casar."
Duas semanas depois, Neli estava com outro. "Nunca pensei nisso, que a poderia perder. Ela era mais parte de mim do que eu mesmo, isso me parecia inconcebível. Ela era minha, só minha..." declamava Fernando. Por três anos ele a amou imensuravelmente e por três anos ele lhe mandou flores, por três anos ele lhe ligou e por três anos Neli ficou com o outro.
Em 1979 me casei pela segunda vez e chamei Neli e Fernando para serem meus padrinhos. Antes do ensaio geral, Fernando entrou na sacristia e agendou uma cerimônia nupcial para dali a dois meses, pagou três mil reais e caminhou lentamente até o meio do salão. "Neli... Daqui a exatamente dois meses eu vou estar aqui. Vou estar com um cravo no bolso e vou estar pronto para casar. Você pode aparecer ou não, mas eu vou estar aqui".
Era Maio de 79 e eu estava de pé, ao lado de Fernando. À meia noite a cidade inteira prendeu a respiração e Neli entrou na igreja. Ela estava radiante e absurdamente linda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário